PROJETOS EM ANDAMENTO


Título: DESENVOLVIMENTO DE BANCO DE DADOS DE CONFIABILIDADE, METODOLOGIA DE ANÁLISE DE RISCOS QUANTITATIVA E PLANEJAMENTO DE EMERGÊNCIA DE COMPLEXOS INDUSTRIAIS E SEU ENTORNO
Descrição: O primeiro objetivo deste projeto é o desenvolvimento de um banco de dados (BD) que alimentará análises de confiabilidade de equipamentos oriundos da indústria do petróleo e gás, especialmente do contexto downstream (refinarias de petróleo). A primeira etapa do desenvolvimento deste BD consiste na elaboração da taxonomia a qual será realizada via a técnica chamada FMEA (Failure Modes and Effects Analysis). Com estes dados em mãos, o próximo passo será o desenvolvimento do BD relacional propriamente dito. A coleta de dados via BD servirá de subsídio para posteriores análises de confiabilidade e avalições quantitativas de riscos de empreendimentos de refino da Petrobras. Em paralelo a este objetivo, está o segundo passo desse projeto: Estudo de Análise de Riscos (EAR) da Refinaria Abreu e Lima (RNEST) da Petrobras a qual será instalada no município de Ipojuca, Recife-PE. O EAR abordará a quantificação dos riscos associados aos possíveis efeitos de cenários acidentais sobre o público circunvizinho e residente nas proximidades do empreendimento RNEST. O terceiro e último passo do projeto consiste na elaboração do plano de emergência deste empreendimento.

Título: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE ANÁLISE DE RISCO E CONFIABILIDADE DE SISTEMAS DE COMPLETAÇÃO INTELIGENTE EM POÇOS DO PRÉ-SAL
Descrição: Equipamentos (válvulas, bombas, etc.) que são utilizados na indústria do petróleo e gás possuem, em geral, alta confiabilidade. Apesar disso, os riscos envolvidos em caso de falha desses equipamentos são extremamente severos já que, usualmente, envolvem desastres ambientais, perdas de vidas humanas, interrupção do negócio além do impacto sofrido à reputação da organização em si. Portanto, é necessário que se realizem análises de confiabilidade desses equipamentos de forma a avaliar seu comportamento ao longo do tempo e, desta forma, permitir planejar intervenções de manutenção de forma a aumentar a vida útil dos equipamentos e dos poços de petróleo, como um todo. Entretanto, para se realizar análises de confiabilidade são necessários dados de falha dos equipamentos em questão o que na indústria do petróleo é, às vezes, dificil de se obter já que os equipamentos possuem tempos médios de falha que, geralmente, têm unidades anuais. Dentro deste contexto, os testes de vida acelerados surgem como alternativa à análise de confiabilidade tradicional. Basicamente, um teste acelerado é dividido em duas principais etapas: (i) qualitativa – na qual, os ambientes e variáveis de teste são definidos; (ii) quantitativa – a qual possui o objetivo de extrapolar para o ambiente nominal de operação, através de métodos de inferência estatística, os dados obtidos em ambientes de testes mais severos. Este projeto visa estabelecer um procedimento de ensaios acelerados (qualitativo e quantitativo) para equipamentos que serão utilizados nos poços de petróleo da camada pré-sal da Petrobras. Dada o novo contexto de operação a que estes equipamentos serão submetidos, o objetivo aqui é avaliar a confiabilidade através de dados obtidos a partir de testes acelerados em laboratório. Além disso, um dos objetivos do projeto consiste em desenvolver um modelo de inferência estatística baseado na metodologia Markov Chain Monte Carlo de forma a viabilizar a etapa quantitativa dos testes.

Título: GESTÃO DOS RISCOS NA ENGENHARIA INDUSTRIAL DO SETOR DE P&G (GRIPEG)
Descrição: Rede de P&D para desenvolvimento e uso de ambiente de realidade virtual para análise de confiabilidade humana no risco operacional em refinarias de petróleo, plantas petroquímicas, de gás natural e plataformas.

Título: P&D DE METODOLOGIA PARA AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E MODELOS DE ANÁLISE DE RISCO E CONFIABILIDADE NO CONTEXTO DA CONSTRUÇÃO E RESTAURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO
Descrição: Desenvolvimento de ferramenta para automação do processo de elicitação e tratamento de opiniões de especialistas que serão utilizados em Análises Quantitativas de Riscos.

Título: MODELO PROBABILÍSTICO BAYESIANO PARA ESTIMAÇÃO DOS CUSTOS DE ACIDENTES DE TRABALHO NO SETOR ELÉTRICO
Descrição: No setor elétrico, gerenciar os riscos associados a acidentes de trabalho é fundamental, não apenas para reduzir custos relativos aos acidentados, mas também devido à perturbação gerada no sistema. Há ainda impactos econômicos relativos à manutenção/substituição de equipamentos danificados, além do desgaste à imagem da organização pelo não-atendimento de serviços contratados e/ou desastres sociais e ambientais. Portanto, torna-se imperativo o planejamento adequado de políticas de segurança e de procedimentos operacionais que minimizem as chances de ocorrência de incidentes e acidentes do trabalho decorrentes, por exemplo, de erros humanos ou falhas de equipamentos. Para tanto, mostra-se indispensável a modelagem das interações e incertezas envolvendo pessoas, equipamentos e meio-ambiente.

© 2012 Copyright CEERMA. Todos os direitos reservados.
produzido por: M2S Software