HISTÓRICO

A inauguração oficial do CEERMA foi realizada no dia 06 de agosto de 2009. 

Nesta primeira fase do CEERMA, foram investidos cerca de R$ 8 milhões na construção de uma sala de trabalho colaborativo, com capacidade de comunicação simultânea com até dez locais diferentes, um laboratório de realidade virtual com sistema imersivo 3D, onde são realizados testes virtuais de degradação de equipamentos, testes de procedimentos operacionais com foco na confiabilidade humana, visualização de poços e de situações de emergência. “Não existe um laboratório igual a este dentro da Petrobras”, afirmou o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga.

Já com o projeto de construção da segunda fase do CEERMA, os testes que, atualmente, são feitos em filiais de empresas multinacionais fora do Brasil poderão ser realizados na UFPE sem comprometer a credibilidade dos resultados.

A fase 2 do CEERMA consiste na construção dos núcleos de Engenharia e Ensaios, contando com a instalação de um Shaker UDS 12000, aparelho que submete equipamentos a testes de vibração e de choque simulando condições operacionais reais. Esses testes fornecem informações úteis para aumentar o grau de confiabilidade dos equipamentos e evitar reparos em alto mar. Após a implantação da segunda fase, o CEERMA será o único do mundo instalado numa Universidade e o único do Hemisfério Sul a realizar esses testes.

© 2012 Copyright CEERMA. Todos os direitos reservados.
produzido por: M2S Software