Petrobras e UFPE inauguram centro para pesquisas na área de engenharia de poços

Autor: Diário de Pernambuco - 06/08/2009
Está sendo inaugurado hoje o novo Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental. O centro é uma parceria entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Petrobras e é um dos mais modernos laboratórios do mundo para ensaios de confiabilidade e análise de risco na engenharia de poços.
No local, foram construídos uma sala de trabalho colaborativo, com capacidade de comunicação simultânea com até 10 locais diferentes, e um laboratório de realidade virtual com sistema imersivo 3D, que realiza testes virtuais de degradação de equipamentos, testes de procedimentos operacionais com foco em confiabilidade humana, visualização de poços e de situações de emergência; um cluster computacional de alto desempenho para dar suporte às atividades computacionais do Ceerma.
Neste mesmo prédio, ainda será instalado um Shaker UDS 12000, aparelho que submete equipamentos a testes de vibração e choque para simular as reais condições operacionais a que eles ficarão submetidos e, desta forma, avaliar a sua integridade. Este será o maior shaker disponível na América Latina em termos de carga, aceleração e deslocamento.


Mais...
© 2012 Copyright CEERMA. Todos os direitos reservados.
produzido por: M2S Software