Aluno do CEERMA tem trabalho premiado na área de Análise de Riscos Ecológicos

Autor: CEERMA - 16/12/2012
O trabalho desenvolvido pelo aluno de doutorado em Engenharia de Produção do PPGEP/UFPE, Heitor de Oliveira Duarte, e o professor Enrique López Droguett, ambos do CEERMA (Centro de Estudos em Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental) no congresso de 2012 a Sociedade para Análise de Riscos (Society for Risk Analysis, SRA, http://www.sra.org/), em São Francisco, Califórnia, ganhou a competição de melhor trabalho na área de Análise de Riscos Ecológicos, o que garantiu um prêmio de U$500.

O trabalho, de título ‘Análise Quantitativa de Riscos Ecológicos de Acidentes Industriais: o caso do transporte marítimo de petróleo na costa do litoral nordeste do Brasil’ (Quantitative Ecological Risk Assessment of Industrial Accidents: The Case of Oil Ship Transportation in the Coastal Tropical Area of Northeastern Brazil), é resultado de dois anos de pesquisa para dissertação de mestrado de Heitor Duarte desenvolvida sob a orientação do Prof. Enrique Droguett, e também contou com a colaboração dos professores Moacyr Araújo (CEERMA-UFPE) e Simone Teixeira (Ciências Biológicas, UPE). Segundo Heitor, o melhor de tudo não foi o prêmio financeiro, mas sim saber que a sua pesquisa no mestrado foi reconhecida internacionalmente.

O trabalho trata de ressaltar a importância de avaliar os riscos ecológicos (a plantas e animais, desconsiderando humanos) causados não só por eventos comuns (como por exemplo, poluição crônica, descarga gradual de resíduos tóxicos, uso de pesticidas na agricultura), mas também os riscos ecológicos causados por eventos de baixa frequência e alto impacto (por exemplo, vazamentos tóxicos acidentais). Para isso, desenvolveu-se uma metodologia capaz de quantificar riscos ecológicos inerentes a acidentes industriais. Além disso, a metodologia foi aplicada e validada através de uma aplicação na atividade industrial de transporte de petróleo para o Complexo Industrial Portuário de Suape e os riscos que esta causa ao ecossistema na praia de Suape. Para mais detalhes, veja a
publicação no link: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10807039.2012.723187


© 2012 Copyright CEERMA. Todos os direitos reservados.
produzido por: M2S Software