ANP autoriza construção do Laboratório de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis da UFPE

Autor: Agência de Notícias UFPE - 17/04/2012
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) concedeu autorização prévia para a construção do Laboratório Integrado de Tecnologia em Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Universidade Federal de Pernambuco (LITPEG-UFPE). Com um custo estimado em R$ 76,5 milhões, a obra deverá agregar os principais laboratórios da UFPE que trabalham na área, envolvendo pesquisadores de diferentes departamentos e programas de pós-graduação da UFPE em um espaço físico comum. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (16).

O projeto prevê a construção, no Campus Recife, de laboratórios ligados a várias disciplinas da indústria do petróleo, além de ampla infraestrutura de apoio à pesquisa, com biblioteca, salas de pesquisadores, auditórios e salas de reunião, de videoconferências e de trabalho colaborativo. O edifício terá seis pavimentos e área total de 12.340 m2, além de 653 m2 do galpão anexo para instalação de plantas piloto e de 229 m2 do bloco técnico, contemplando assim todos os equipamentos e instalações necessárias para seu funcionamento.

Haverá também instalações físicas visando o futuro Programa de Pós-Graduação em Petróleo, alojando ainda as salas de estudo dos Programas de Recursos Humanos (PRH) da ANP, do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) e dos cursos de extensão em Petróleo & Gás do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

“Uma importante etapa foi vencida com a autorização da ANP. O próximo passo é agilizar o processo para contratação do Termo de Cooperação com a Petrobras, para que possamos dar início às obras o mais breve possível”, afirmou o coordenador do projeto, o professor Moacyr Araújo, do Departamento de Oceanografia.


Mais...
© 2012 Copyright CEERMA. Todos os direitos reservados.
produzido por: M2S Software