UFPE ganha um dos laboratórios mais modernos do mundo

Autor: Edilson Segundo, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR - 06/08/2009


Um dos laboratórios mais modernos do mundo foi inaugurado nesta manhã na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trata-se do Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental (Ceerma) que vai atuar na área de confiabilidade e análise de risco na engenharia de poços. A iniciativa da Petrobras, coloca a UFPE na lista das mais de cem instituições em todo o Brasil que desenvolvem pesquisas nas áreas de interesse da multinacional.

Nesta primeira fase, foram investidos R$ 8 milhões na construção de uma sala de trabalho colaborativo, com capacidade de comunicação simultânea com até dez locais diferentes, um laboratório de realidade virtual com sistema imersivo 3D, onde são realizados testes virtuais de degradação de equipamentos, testes de procedimentos operacionais com foco na confiabilidade humana, visualização de poços e de situações de emergência. “Não existe um laboratório igual a este dentro da Petrobras”, afirmou o gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga.

De acordo com o coordenador geral do Ceerma, Enrique Lopez, o centro foi construído para ser referência na área de poços e vai beneficiar os setores de engenharia de poços, de produção, mecânica, oceanografia, estatística e meio ambiente. “Aqui vai ser possível minimizar as falhas catastróficas de equipamentos através de pesquisas de alto nível tecnológico. Além disso, o Ceerma vai ser campo de estudo para dissertações de mestrado, testes de doutorado, criação de nova linha de pesquisa, geração de emprego e atração de novos talentos”, declarou.
São 1,5 mil m² de área construída, onde serão investidos mais R$ 52 milhões até 2011, quando será concluída a segunda fase do centro. A próxima etapa do Ceerma terá um núcleo de ensaios e um de engenharia que vão trabalhar no desenvolvimento, pesquisa e capacitação de recursos humanos. Atualmente, o laboratório conta com 17 alunos de graduação, 15 de mestrado, sete doutorado e cinco professores. “O Ceerma é âncora onde os estudos partem para outras universidades do Brasil e do mundo”, contou Lopez.


Mais...
© 2012 Copyright CEERMA. Todos os direitos reservados.
produzido por: M2S Software